A Augusta e Respeitável Loja Simbólica Gonçalves Lêdo III, foi fundada no dia 24 de maio de 1937, sob a Obediência do Grande Oriente do Brasil, adotando o Rito Escocês Antigo e Aceito, tendo como seu primeiro Venerável Mestre o Respeitável Irmão Abner Brígido da Silveira (Dr. Bier), 1º. Vig.’. o Irmão Remo Miranda Figueiredo e 2º. Vig.’. o Irmão Plínio Valente Ramos.

Por ocasião da cisão de 1974, adotou em sua Carta Constitutiva a personalização maçônica de Gonçalves Lêdo nº. 10, jurisdicionada ao Grande Oriente Independente do Ceará, sob a Venerança do Respeitável Irmão Antonio Wilson de Pinho.

Na gestão do Venerável Mestre Carlos Ernesto Correia, ocorreu a Unificação do Grande Oriente Independente do Ceará, com a Mui Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, em 1988, recebendo a personalização maçônica de Gonçalves Lêdo n.º 89, jurisdicionada à Mui Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará.

Em 30.03.2007, incorporou a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Luz e Fortaleza n.º 58, por conveniência e decisão unânime das duas Lojas, transferindo-se do seu Templo próprio localizado no bairro de Álvaro Weyne, para o Palácio Maçônico Fco. Dias da Rocha, da GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO ESTADO DO CEARÁ, reunindo-se às sextas-feiras no Templo da Unificação.

A Loja Gonçalves Lêdo,já participou de grandes marcos históricos na Maçonaria cearense, dentre estes destacamos: colaboradora do Asilo de Mendicidade do Ceará, atual Lar Torres de Melo, com mais de um século de existência; fundação do Grande Oriente Independente do Ceará; unificação do Grande Oriente Independente do Ceará com a Mui Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado Ceará; participação na Constituinte Estadual de 1989,com sugestões acolhidas pela GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO ESTADO DO CEARÁ; lançamento da Pedra Fundamental da Fundação José Fausto Guimarães; fundação da Escolinha Gonçalves Lêdo, no bairro de Álvaro Weyne, dirigida e administrada por Irmãos e Cunhadas; apoio à Campanha Nacional, de âmbito Federal, com distribuição de 15.000 litros de Leite mensal para as crianças da favela do Reino Encantado; apoio a Campanha Estadual da LBA, com distribuição de massas e o acompanhamento das crianças subnutridas da favela do Reino Encantado; assistência social e alimentar aos idosos da favela do Reino Encantado, dentre outras.


Ir.·. Valter Batista de Sousa
M.·. I.·. da ARLS Gonçalves Lêdo, 89
Ex Grão Meste Adjunto da GLMECE