Introdução

A Mui e Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, potencia que nossa Loja é jurisdicionada, adota atualmente três Ritos: Rito Escocês Antigo e Aceito ( R.·.E.·.A.·.A.·.), o Rito Schröder e o Rito York.

Rito Escocês Antigo e Aceito

De origem operativa, praticado também pelos integrantes da Grande Loja dos “ Modernos “ de Londres, pelo Grande Oriente Maçônico para os Países de Língua Portuguesa e pela Grande Loja Geral Escocesa. Em Paris, A Grande Loja Geral Escocesa de Paris, em 1804, uniu particularidades do Rito Antigo Aceito, com a natureza hebraica do Rito de Perfeição e organizou um novo ritual para os graus ditos simbólicos do Rito Escocês Antigo e Aceito. O Rito Escocês Antigo e Aceito ou R.·.E.·.A.·.A.·. é um Rito dentro da Maçonaria, que deriva do Rito de Heredom e da época da fuga dos Cavaleiros Templários para a Escócia. Ligados ao Antigo Testamento e à lenda de Hiram (lenda base da Maçonaria simbólica), julga-se que alguns dos ritos descritos eram praticados por outras ordens secretas existentes em França, como os Martinistas, na Alemanha, ou os Rosa-Cruz, e na Escócia, como os Templários (estes refugiados nesse país depois da sua perseguição nos Grêmios ou Lojas da classe profissional dos Pedreiros Livres aí existentes). O rito é composto de três graus simbólicos e trinta filosóficos. Os graus referidos como Filosóficos, são graus elevados e em número de trinta, onde a filosofia e a moral são estudadas simbolicamente, em cada grau, com lendas ou mitos a estes associados.

Rito Schröder

O Rito Schröder é um ritual maçônico utilizado amplamente nas lojas da Alemanha. Criado por Friedrich Ulrich Ludwing Schroder, que foi um dos reformadores da Maçonaria Alemã, e submetido aos Mestres de Hamburgo em 29 de junho de 1801, que o adotaram por unanimidade, desde logo, conquistou numerosas lojas em toda a Alemanha e em outros países, onde passou a ser praticado, principalmente, por maçons de origem alemã e logo recebeu o cognome de seu fundador.

O Rito Schröder tem sido erroneamente conhecido como Rito Escocês Simplificado. O Rito Schröder não possui graus filosóficos porém alguns autores insistem em publicar que o Rito Schöder teria, afora os três graus simbólicos, mais quatro graus superiores, os quais, entretanto, teriam sido abandonados no decorrer dos anos.

Rito de York

O Rito de York é o rito predominante da Maçonaria Norte Americana. Sob sua égide se desenvolveram líderes da sociedade estadunidense nos princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Estudiosos afirmam que este Rito tem origens iluministas. O Rito de York, por ser teísta, está mais ligado aos países onde os cultos evangélicos predominam, pois o clero desses cultos tem dado à Maçonaria o apoio e o suporte necessário para a sua evolução e crescimento.

O Rito de York foi fundado no ano de 1799, tendo como organizador e fundador principal o Ir.·. Thomas Smith Webb. É justamente este irmão, que deu a estrutura e doutrina filosófica com os seus respectivos procedimentos gerais ao sistema maçônico que pode ser identificado pelo nome genérico de “Rito Americano” ou “Rito de York”.

Fonte: Wikipédia